12 coisas que você precisa saber sobre o BLW

SEIS COISAS QUE VOCÊ DEVERIA FAZER NO BLW
1. Para começar o BLW, a partir dos seis meses, o seu bebê deve estar bem sentado, com ou sem apoio, dependendo das habilidades motoras dele no momento. Nos primeiros dias, você pode sentar com ele no seu colo, de frente para a mesa. Uma vez que comece a colocá-lo sentado no cadeirão, vc pode utilizar almofadas pequenas ou uma toalha enrolada para mantê-lo ereto e na altura adequada em relação à bandeja ou à mesa.
https://instagram.com/p/6a4andiudn/?taken-by=tanahoradopapa
2. Comece oferecendo pedaços de comida macios e fáceis de pegar. Os melhores são os palitos de fruta ou legumes macios e grossos, mais ou menos do tamanho do seu dedo indicador. Lembre-se que os bebês pequenos não conseguem abrir a mão voluntariamente para acessar o que tem dentro do punho fechado, então não espere que ele coma os pedaços inteiros, tenha outros pedaços preparados para quando ele terminar de comer a parte que sobressai na mãozinha fechada.
https://instagram.com/p/0fhgPMCufT/?taken-by=tanahoradopapa
3. Ofereça variedade. Não é necessário limitar a experiência do bebê com a comida. É importante não sobrecarregá-lo em cada ocasião, mas apresentar-lhe sabores e texturas diferentes ao longo da semana lhe proporcionará uma variedade de nutrientes, além de ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para comer. Na medida do possível e sempre que seja adequado, ofereça o mesmo que o restante da família come, para que ele possa participar de toda a experiência social.
https://instagram.com/p/1cPeFSiubP/?taken-by=tanahoradopapa
4. Siga oferecendo o peito ou o leite artificial como anteriormente, além de oferecer água durante o dia. O padrão das mamadas não irá variar até ele começar a comer mais sólidos, o que irá acontecer de forma muito gradual.
https://instagram.com/p/6iiHd8CuZA/?taken-by=tanahoradopapa
5. Fale com o pediatra ou profissional da saúde que acompanha o desenvolvimento do seu bebê sobre a introdução de sólidos, discutam sobre história familiar de intolerância aos alimentos, alergias, problemas digestivos ou qualquer outra dúvida sobre a saúde ou desenvolvimento global do bebê.
https://instagram.com/p/wAGEqOiuQx/?taken-by=tanahoradopapa
6. Explique sobre o BLW a todos que vão cuidar do seu bebê.
https://instagram.com/p/z7jcB3iuRD/?taken-by=tanahoradopapa
SEIS COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVERIA FAZER NO BLW
1. Não ofereça comida que não seja boa para o bebê, como comida pronta industrializada, alimentos ultra-processados ou com adição de sal/açúcar. Mantenha fora de seu alcance tudo o que possa levar ao engasgo.
https://instagram.com/p/4icDDuCuXe/?taken-by=tanahoradopapa
2. Não ofereça sólidos quando ele está com fome e precisa mamar. O bebê com sono fica extremamente irritadiço e não se interessa pela comida.
https://instagram.com/p/yzg0AnCuQT/?taken-by=tanahoradopapa
3. Não pressione ou distraia o bebê enquanto ele manipula a comida. Permita-o concentrar-se e estabelecer sozinho o ritmo do que está fazendo.
https://instagram.com/p/3SYJoZCubM/?taken-by=tanahoradopapa
4. Não coloque comida em sua boca (e esteja atento à crianças que podem querer tentar “dar uma mão” e fazer o mesmo). Deixar que o bebê tenha a iniciativa é uma característica fundamental de segurança no método BLW.
https://instagram.com/p/3Bfca-iudj/?taken-by=tanahoradopapa
5. Não tente persuadi-lo para que ele coma mais do que quiser. As estratégias, jogos, subornos e ameaças não são necessárias.
https://instagram.com/p/yMyYZuCuSX/?taken-by=tanahoradopapa
6. NUNCA deixe seu bebê sozinho enquanto come.
https://instagram.com/p/4mCCbUiuTO/?taken-by=tanahoradopapa

TRADUÇÃO (inglês > português): Rapley, G. Guia para implementação de uma abordagem de introdução de alimentos sólidos guiada pelo bebê. 2008. Disponível em: www.rapleyweaning.com.

Dúvidas sobre como começar o BLW? Baixe gratuitamente o “Guia prático para iniciar o Baby-Led Weaning”:

Deixe um comentário