
Divida as RESPONSABILIDADES com a criança!
Você sabe qual é o seu papel na hora da refeição com a criança?
O modelo de Divisão de Responsabilidade na Alimentação foi proposto inicialmente por Ellyn Satter, uma nutricionista norte-americana que estuda comportamento alimentar há muitos anos.
Esse modelo tem sido utilizado mundialmente para ajudar pais e cuidadores na desafiadora tarefa de alimentar as crianças, devido a sua facilidade de entendimento e respeito às necessidades fisiológicas de autorregulação. Esse modelo pode ser aplicável desde a introdução alimentar até os primeiros anos da adolescência.
O papel dos pais e cuidadores é:
- Escolher alimentos saudáveis e preparar uma comida saborosa;
- Fornecer refeições e lanches regulares, que permitam também que a criança sinta fome;
- Fazer com que os momentos de refeições sejam prazerosos e agradáveis;
- Comer juntos e ensinar pelo exemplo.
Confie que a criança irá:
- Comer se tiver fome;
- Comer a quantidade que ela precisa para ela mesma;
- Aprender a comer a comida que a família come, cedo ou tarde, sem pressão;
- Aprender a se comportar na hora das refeições como seus pais, inevitavelmente, dentro dos seus próprios padrões de cultura e tradições familiares;
- Crescer e se desenvolver no seu próprio tempo, na medida que seja certa para ela mesma, de acordo com suas características únicas e individuais, determinadas, entre outros fatores, pelos seus traços genéticos.
Esse trecho faz parte do meu mais novo livro, o “Tá na hora do papá”, um livro infantil que abre o diálogo entre crianças e seus cuidadores, e estimula a divisão de responsabilidades durante a alimentação! Que tal conferir?

Conheça a abordagem da Disciplina Positiva diante dos desafios na alimentação! Acesse meu Curso Online clicando na imagem abaixo:

