Baby-led Weaning

Saber sentar sem apoio é necessário para comer sólidos!

Você já se perguntou o porquê existe essa “regra” de fazer BLW somente após sentar sem apoio?

Acompanhar o desenvolvimento dos meus filhos tem sido um aprendizado imenso e muito me remete ao que eu ensino no Curso Avançado em BLW.

Quando Joaquim, meu filho, estava com 4 meses e meio, ele virou de bruços pela primeira vez. Ele sentava 1 ou 2 segundos sem apoio, mas rapidamente caía para frente ou para os lados. Sustentava bem a cabeça, mas ela sempre ia fletida em direção às mãos, que levam tudo à boca, já com uma certa rapidez e voracidade, mordendo e mastigando, ainda em um padrão vertical, mas com muita força e vontade.

Mas, apesar do interesse, dos olhos vidrados na nossa comida, as mãozinhas curiosas, a mordida forte, era nítido como ainda faltava equilíbrio e, por isso, havia muita desorganização e descontrole corporal. 

sentar
BabyQuim (4,5m) caía para frente e pros lados quando colocado na posição sentada. Nessa fase, seus braços e mãos ainda ensaiam um suporte.

Dessa forma, ainda não existia um eixo central no qual ele podia se apoiar para, então, poder movimentar os braços e mãos livremente. Gastar todas as suas energias e esforços apenas com os movimentos mão-boca-mordida-mastigação-deglutição.

E todos esses movimentos, sequenciais e organizados, são essenciais para segurança durante a aprendizagem sensório-motora na alimentação.

>> Segurança = Diminuição do Risco de Engasgo! <<

Para você entender melhor: imagine uma bola enorme. Uma cadeira em cima dessa bola. Você, sentado nessa cadeira. Seu corpo balanceia para um lado e para outro, tentando se equilibrar.

Como seria mastigar nessa situação? Será que tenho condições de ter atenção plena à energia e controle oral requeridos para mastigar e engolir coordenadamente sem engasgar?

baby-1636317_1280
Antes de sentar sem apoio, o bebê usa os braços e mãos como suporte para mantê-lo nesta posição. Isso já exige um esforço enorme, que concorre com as habilidades necessárias para a auto-alimentação.

Um bebê que ainda não senta sem apoio encontra-se nesse dilema.

Ou ele garante equilíbrio ou fica o tempo todo tombando para os lados, continuamente dispendendo energia para garantir que seu eixo lhe dê o suporte para conseguir se alimentar.

A maioria dos bebês começa a sentar sem apoio muito próximo aos 6 meses. Alguns um pouco antes, alguns um pouco depois. E esse tempo, veja só, coincide com o período indicado para a introdução dos sólidos. Nessa fase, indicam as pesquisas na área, o bebê já tem condições oro-gastro-intestinais de receber outros alimentos além do leite materno. A natureza não é mesmo perfeita?

Dica #1: 

Se o seu bebê já fez 6 meses e só senta com apoio, você pode certamente garantir que ele permaneça bem posicionado para se concentrar no momento da refeição. Faça rolinhos com toalhas, use travesseiros ou almofadas, coloque-o no seu colo. Dê o eixo para que as mãos e todas as estruturas orais fiquem livres para trabalhar! Mas ATENÇÃO: encare isso como uma OPORTUNIDADE, e não como uma necessidade. 

Dica #2: 

Se o seu bebê tem algum atraso no desenvolvimento, é necessário avaliar individualmente! Dentre os profissionais que podem te auxiliar após uma avaliação estão o Fonoaudiólogo e o Terapeuta Ocupacional!

É importante deixar o bebê participar da hora da refeição para despertar olhares curiosos e cheios de excitação! Continuem observando os sinais de prontidão para a auto-alimentação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *