A criança precisa MESMO comer tudo?

Confiar na quantidade que uma criança está disposta a comer é, sem dúvida, uma das maiores quebras de paradigma dos últimos tempos.

Com a Revolução Industrial, as preocupações com o leite artificial foram provavelmente generalizadas para as crianças amamentadas e, à medida que aumentavam as porções, aumentavam também as crianças que não conseguiam “comer tudo”.

Recentemente, com a popularização das 5 cores no prato, também aumentou o número de crianças que não comem “de tudo”.

Naturalmente, em muitos casos, o problema da “criança que não come” acaba surgindo do desequilíbrio entre o que o adulto espera que a criança coma e o que ela está disposta a comer.

Fato é, pais de crianças pequenas em todo o mundo estão preocupados com as dificuldades de alimentação. Quando perguntados, mais de 50% das mães afirmam que, pelo menos, um dos filhos come mal – e isso implica em ∼20% a 30% das crianças. (Kerzner et al, 2015).

Os profissionais de cuidado primário devem estar cientes de que as dificuldades alimentares surgem frequentemente durante as transições alimentares (em especial na introdução alimentar ou na transição para a alimentação familiar) e as suas orientações durante essas fases do desenvolvimento são particularmente úteis e muitas vezes determinantes.

A forma como um cuidador reage a uma recusa alimentar pode tanto agravar uma dificuldade alimentar, quanto ajudar a criança a superá-la!

Referências:

– Junqueira P. Por que meu filho não quer comer? Bauru, SP: Editora Idea, 2017.

– Kerzner B, Milano K, MacLean WC, Berall G, Stuart S, Chatoor I. A Practical Approach to Classifying and Managing Feeding Difficulties. Pediatrics Feb 2015, 135 (2): 344-353.

– Gonzales, C. Meu filho não come. Ed Timo, 2016

Sobre a autora

Aline Padovani é docente, escritora e palestrante, fonoaudióloga de formação, com graduação e mestrado pela FMUSP/SP e Educadora Parental pela Discipline Positive Association.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *