dificuldade alimentar,  Meu filho não come,  seletividade

8 formas simples de incentivar seu filho a permanecer sentado à mesa durante as refeições

Manter a criança sentada à mesa durante toda a refeição não é tarefa fácil para muitos pais.

Algumas crianças já protestam mesmo antes de se sentar. Para essas famílias, o momento da refeição já começa cheio de stress, ainda mais quando há horários a serem cumpridos. Assim, muitos pais com a boa intenção de evitar essas batalhas diárias e garantir que a criança coma alguma coisa, acabam recorrendo ao tablet, dvd, celular, brinquedos, entre outros distratores, pois é o única forma que conseguem fazer com que a criança aceite se sentar à mesa para comer.
Mas como trazer a criança para a mesa sem que precisemos brigar ou distraí-la para isso? Aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

1) Envolva a criança nas tarefas de arrumar e servir a mesa.

bigstock--224088532Com os menores que ainda não conseguem ajudar, faça uma brincadeira divertida, correndo com eles no colo para colocar os pratos, copos, talheres e guardanapos na mesa.
 

2) Deixe-a escolher onde cada membro da família irá sentar (inclusive ela).

Family Eating A Meal, Mealtime Together
Se for uma criança menor, mude o lugar dela na mesa, para que veja a mesa e as pessoas de outro ângulo. Isso irá chamar sua atenção como se estivesse em um lugar diferente.
 

3) Se a criança tiver mais do que dois anos, deixe que ela se sirva sozinha

bigstock-Black-family-eating-healthy-fo-237698485.jpg

Tome cuidado apenas de esperar os alimentos esfriarem um pouco para que não corra o risco de se queimar. Se as panelas/ travessas estiverem muito quentes, você pode colocar os alimentos em uma travessa separada, esperar esfriar e deixar a criança se servir desta travessa para o prato dela. Pergunte se ela quer servir o prato das outras pessoas também. Isso vai fazer com que ela se sinta parte importante da situação de refeição e perceba que pode desempenhar um papel muito mais ativo do que apenas comer o que lhe é servido.

4) Coloque uma mínima quantidade no prato.

Happy family having dinner together sitting at the rustic wooden
Você pode ir reabastecendo conforme a criança vai comendo, mas antes de colocar mais um pouquinho de comida no prato dela, sempre pergunte se ela quer mais. Muitas crianças se sentem pressionadas com muita comida à sua frente e vão tentar fugir da mesa ou do cadeirão.
 

5) Verifique se a criança está confortável

cropped-anaq_2017_05_26_8205.jpg

Veja se a mesa não está muito alta para ela, se a cadeira está muito dura ou se há alguma outra coisa que possa estar incomodando.
 

6) Deixe que a criança explore e se entretenha com a própria comida

Close-up Of A Baby Girl Eating Healthy Food At Breakfast
Tente não se preocupar com a bagunça e a sujeira. O importante é ela gostar de se sentar à mesa. Com o tempo, ela vai comer mais e se sujar menos.
 

7) Mantenha o foco nos alimentos e não na criança.

Family At Home Eating Meal In Kitchen Together
Fale como a carne está macia ou como a batata está crocante, mas não fique insistindo para que a criança coma. Ela vai tentar sair da mesa ao se sentir pressionada.
 

8) Coloque uma música agradável

Brazilian family eating dinner together
Para ajudar que todos fiquem mais relaxados e aproveitem o momento da refeição!
 
Colaboradores do BLOG (4)

Quer saber mais sobre a Introdução Alimentar na prática? Conheça o Curso Online em BLW e Introdução Alimentar ParticipATIVA, com Aline Padovani:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *