Muito além do peso: O filme

Todo pai deveria ver esse filme. Todo educador deveria ver esse filme. Infelizmente, a correria do dia-a-dia tornou nossa vida tão resumida a momentos agendados que sei poucas pessoas vão ter disponibilidade para perder duas horas da sua vida assistindo a esse belissimo documentario sobre alimentação infantil.
Muitas vezes, olhamos para nossos filhos e não percebemos que a maioria de seus hábitos foram criados por nós mesmos. Nós, seguidos pela escola, temos um papel fundamental nas escolhas de nossos filhos, incluindo hábitos saudáveis de vida. O documentário trata, de uma maneira super didádica, da superexposição das crianças ao mundo dos industrializados e da excessiva propaganda infantil, que de forma intensiva expõe nossos futuros habitantes da Terra.
A obesidada é retratada pela visão das próprias crianças, que se sentem “enganadas” quando descobrem o real conteúdo de alguns produtos. O açúcar, principal vilão na predisposição à diabetes inantil do tipo 2, é o ingrediente mais assustador quando reveladas suas proporções reais aos coadjuvantes da história.
Vale a pena assistir para repensar o que estamos colocando “goela abaixo” enquanto consumidores, e a que estamos expondo nossos filhos, desde muito cedo. É ainda na gestação que se desenvolve os primeiros hábitos de alimentação da criança, cujos efeitos podem perdurar para toda uma vida. É muita responsabilidade criar mais uma geração de “sobreviventes”.
trailer:

entrevista: 

filme completo:

Sobre a autora

Aline Padovani é docente, escritora e palestrante, fonoaudióloga de formação, com graduação e mestrado pela FMUSP/SP e Educadora Parental pela Discipline Positive Association.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *